Dicas de Planejamento Financeiro para Atravessar a Crise do Coronavírus

Com a crise gerada pela pandemia de coronavírus, muitas pessoas foram pegas de surpresa na questão das finanças. O clima de incerteza sobre a economia e a queda do poder de compra tem prejudicado aqueles que não possuem uma reserva de emergência.

Mas, calma! Dá para contornar essa situação com algumas práticas simples de planejamento financeiro. Continue acompanhando o post e confira nossas dicas de como se organizar financeiramente e sobreviver a este período de crise.

Dicas de Planejamento Financeiro para Atravessar a Crise do Coronavírus

Organize uma “faxina financeira”

No momento, a crise exige mudanças radicais nos hábitos de consumo. Analise todos os seus gastos no mês e identifique o que é supérfluo: cerca de 25% dos nossos gastos são supérfluos e podem ser cortados. O foco agora é economizar ao máximo.

Defina as prioridades

Uma forma super efetiva de planejamento financeiro é registrar seus gastos para definir suas prioridades. Esse registro pode ser feito em um caderno, planilha ou app de finanças.

· Exemplo de Planilha de Orçamento Pessoal

O importante é anotar todos os dias o que foi recebido e o que foi gasto para não se esquecer de nenhum item. Com essas informações em mãos você pode ter uma visão mais ampla e separar os seus gastos por categorias.

Experimente classificar desta forma: contas fixas, contas variáveis e supérfluos. As contas fixas são aquelas que têm o mesmo valor todo mês, como aluguéis ou financiamentos, e esses gastos devem ser tratados como prioridade.

Contas variáveis são aquelas em que o valor aumenta ou diminui conforme o consumo, como energia elétrica, supermercado e combustível. Nesses gastos é possível tentar economizar. O que sobra geralmente são os supérfluos, esses podem ser cortados ou suspendidos por um tempo, até a situação financeira melhorar.

· Dicas de Riqueza! Por Nathalia Arcuri

· 49 dicas fabulosas de economia doméstica

Ajuste seu padrão de vida ao momento

Uma falha cometida por muitas pessoas e que leva ao descontrole financeiro é ter um padrão de vida que não corresponde a renda obtida. Do que adianta ter um carrão ou uma casa luxuosa se depois não há dinheiro para fazer manutenções ou pagar impostos como IPVA/IPTU?

Durante uma crise é natural o orçamento ficar mais apertado, portanto, procure sempre manter seu padrão de vida de acordo com sua situação financeira atual.

Uma dica para equilibrar as contas pode ser substituir produtos de marcas famosas por opções mais em conta, com qualidade similar. Além disso, você também pode analisar e ver se vale mais a pena no momento ter uma assinatura de tv a cabo ou investir em assinaturas da Netflix ou Amazon Prime, por exemplo, que costumam ter valores mais econômicos.

Dicas de Planejamento Financeiro para Atravessar a Crise do Coronavírus

Faça uma reserva de emergência

Esta dica é super importante já que ter uma reserva de emergência pode te salvar durante crises ou imprevistos. Você pode deixar suas economias em uma aplicação onde você possa sacar facilmente, como uma poupança ou Tesouro Direto.

Educadores financeiros sugerem que as pessoas tenham em suas reservas de emergência de seis meses a dois anos de salário. O objetivo desta reserva é garantir segurança financeira em caso de demissão, gasto com conserto do carro ou até mesmo uma crise, como a que estamos vivendo atualmente com o coronavírus.

E você? Como tem feito a sua organização financeira pessoal durante essa crise? Compartilhe com a gente nos comentários! 

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *